Programa Aveiro Digital  2003/2006 - Universidade de Aveiro

O Programa Aveiro Digital 2003 - 2006 é co-finaciado pelo FEDER e pelo FSE através do Programa Operacional Sociedade da Informação

  Descrição  .:.  Execução  .:.  Referências Técnicas e/ou Científicas  .:.  Resultado Final

NARTURAL: Natureza e Arte - NARTURAL (200.000 €)

O projecto NARTURAL: Natureza e Arte, surge no âmbito do Programa Aveiro-Digital com os objectivos de divulgar e promover o gosto pela ciência através do seu aspecto estético e lúdico; estimular a exploração de novas técnicas e materiais de criação artística com base no Mundo Natural e no conhecimento científico; estimular actividades de extensão e formação, nomeadamente a criação de ateliers (em coordenação com o projecto CiArte). Desta forma prevê-se a elaboração e instalação de vários ambientes de demonstração e experimentação, integrando as áreas da Biologia, Física e Matemática.

O decurso actual da Sociedade de Informação impele-nos a olhar para o universo de utilizadores com necessidades especiais com uma atenção também especial. Não é recente o trabalho em torno destes utilizadores que encontram nas tecnologias de informação e comunicação uma ferramenta de trabalho e comunicação. As mesmas representam um meio ideal para o desenlace de processos de comunicação, integração e melhoria da qualidade de vida de utilizadores marginalizados em diversos cenários de vivência quotidiana. O projecto Nartural não almeja mais do que o cumprimento de directrizes consideradas práticas comuns na criação de produtos multimédia para suportes online e offline. O trabalho desenvolvido pela World Wide Web Consortium (W3C) (http://www.w3.org/) servirá de referência para muito do trabalho a realizar com vista ao desenvolvimento de soluções e recursos acessíveis.

Com este objectivo pretende-se abrir o leque de utilizadores que podem beber da informação científica, educativa e lúdica disponibilizada no projecto Nartural.


 
 
Universidade de Aveiro Logotipo Aveiro-Digital 2003-2006 Logotipo do Programa Operacional Sociedade da Informação (POSI) Insígnia da União Europeia